Fernanda Nagashima – Mezzo-soprano / Up & Coming

Fernanda Nagashima – Mezzo-soprano / Up & Coming

Mídia Divulgação

Vídeos

Bio

Natural de São Paulo, estudou Canto Lírico com Dra. Mariana Cioromila, Regina Elena Mesquita e Laura de Souza; e concluiu o curso de Ópera Estúdio com o Maestro Mauro Wrona na EMESP Tom Jobim (antiga ULM). Também graduou-se bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo USP.

Estreou como solista no Theatro São Pedro (SP) como Florence, em Albert Herring, de B. Britten, em ensaio geral aberto a público. No mesmo teatro, interpretou Opinião Pública (Orfeu no Inferno – a Paródia, de J. Offenbach); Jacinthe (Le Domino Noir, de D. F. Auber); Dorotea (Viva la Mamma, de G. Donizetti); Gertrude (Romeo et Juliette, de Gounod) e Giovanna (Rigoletto, de G. Verdi). Deu vida também a Dorabella (Così fan Tutte, de W. A. Mozart), em versão pocket com piano, apresentando-se em São Paulo, Sorocaba e S. B. Campo. Foi Terceira Dama na ópera A Flauta Mágica, de W. A. Mozart, pelo projeto Aprendiz de Maestro em apresentações na Sala São Paulo e pelo Projeto Ópera Estúdio na Pinacoteca (SP).

Atuou como solista nos concertos “Gloria”, de Vivaldi e “Cantorias Frenéticas”, de Eduardo Álvares, na Sala São Paulo; e “Mukondo Lírico”, de Di Ganzá e Allan da Rosa, no SESC Vila Mariana e no Espaço Cachuera.

Participou do 3º Festival Minaz de Ópera em Ribeirão Preto, estudando com Graciela Araya (Chl), Alejandra Malvino (Arg), Abel Rocha (Bra), Emanuele Servidio e Lorenzo Tazzieri (Ita); e do V Opera Studio do Recife, com os professores Cynthia Lawrence e Mark Calkins (EUA), Stefano Vizioli (Ita), Tati Helene, Marcelo Ferreira e Vitor Philomeno (Bra).

Recebeu o 1º prêmio no 4º Concurso “A Pauta Mágica” em 2007 (Banca: Carmen Monarcha, Marina Monarcha, Mercedes Mattar Sciotti) e menção honrosa no Concurso Jovens solistas em 2006 (Banca: Maestros João Maurício Galindo, Luiz F. Marchetti e Fernando Tomimura).

Repertório

ÓPERA
Auber Le Domino Noir Jacinthe
Britten Albert Herring Florence
Donizetti Viva la Mamma Dorotea
Gounod Romeo et Juliette Gertrude
Offenbach Orfeu als inferns L’Opinió Pública
Mozart Die Zauberflöte Dritte Dame
Così Fan Tutte Dorabella
Verdi Rigoletto Giovanna
ORATÓRIO E CÂMARA
Vivaldi Gloria
Brahms Zwei Gesänge (Op. 91)
Eduardo Álvares Cantorias Frenéticas
Di Ganzá Mukondo Lírico