Gabriella Pace / Soprano

Gabriella Pace / Soprano

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Bio

Vencedora do Prêmio Carlos Gomes 2010 pela participação na ópera A Menina das Nuvens de Villa-Lobos, Gabriella Pace já cantou sob a regência de maestros como Lorin Maazel, Pier Giorgio Morandi, Isaac Karabtchevsk,Roberto Minczuk, Rodolfo Fischer, Luiz Fernando Malheiro, Fábio Mechetti, Sílvio Viegas e Abel Rocha.

Foi Gilda em Rigoletto, Tytania em Sonho de uma Noite de Verão de Britten, Ilia em Idomeneo, Eurídice em Orfeo ed Euridice, Giulietta em I Capuleti e i Montecchi, Susanna em As Bodas de Fígaro, Ceci em Il Guarany e Adina em O Elixir do Amor, dentre muitas outras.

En fevereiro deste ano debutou no Teatro Real da Dinamarca, interpretando Nannetta na ópera Falstaff de Giuseppe Verdi.

Em seu repertório sinfônico destacam-se suas participações na Quarta Sinfonia de Mahler, Carmina Burana de Orff, Requiem de Mozart, Stabat Mater de Rossini.

Foi solista da Nona Sinfonia de Beethoven em Aalborg na Dinamarca

Participou do II Festival de Música de Câmara em Kerteminde na Dinamarca, interpretando obras de Poulenc, Ginastera e Schoenberg.

No Festival de Ekestad na Suécia neste ano de 2016, ao lado do pianista Bengt Forsberg cantou obras de Schubert, Schumann, Villa-Lobos entre outros.

Debutou o papel de Fiordiligi sob a regência do maestro Fabio Mechetti com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em agosto de 2016.

Gravou o cd “Ciclo Portinari e Outras Telas Sonoras” do compositor João Guilherme Ripper.

Gabriella iniciou os estudos com o pai, Héctor Pace, e foi aluna de Leilah Farah e Pier Miranda Ferraro.

Repertório

ÓPERAS

Bizet
Carmen – “Micaela”
Les Pecheurs de Perles – “Léila”

Bellini
I Capuletti e i Montecchi – “Giulietta”

Britten
A Midsummer Night’s Dream – “Tytania”

Carlos Gomes
Il Guarany – “Ceci”

Charpentier
Louise – “Louise”

Donizetti
L’Elisir d’Amore – “Adina”
Don Pasquale – “Norina”
Il Campanello di Notte  – “Serafina”
Rita – “Rita”

Gounod
Faust – “Marguerite”
Romeo et Juliette – “Juliette”

Gluck
Orfeo ed Euridice – “Euridice”

Haendel
Giulio Cesare – “Cleopatra”

Lehar
Die Lustige Witwe –  “Hanna Glawari”

Mascagni
L’Amico Fritz – “Suzel”

Massenet
Werther – “Sophie”
Thaïs – “Thaïs”

Mozart
Die Zauberflöte – “Pamina”
Don Giovanni – “Zerlina”
Le Nozze di Fígaro – “Susanna”, “Contessa”
Cosi fan tutte – “Despina”
Idomeneo – “Ilia”

Poulenc
Les dialogues des Carmélites (Soer) – “Constance”

Puccini
Gianni Schicchi – “Lauretta”
La Bohème “Musetta”, “Mimì”
Turandot – “Liu”

Ravel
L’enfant et les sortilèges – “pastourelle”, “La chauve-souris”, “La chouette”

Rossini
Otello – “Desdemona”

Rota
Il Cappello di Paglia di Firenze – “Anaide”

J. Strauss
Die Fledermaus – “Adele”

R. Strauss
Ariadne auf Naxos -“Najade”

Verdi
Rigoletto – “Gilda”
Falstaff – “Nannetta”
La Traviata – “Violetta”

Villa-Lobos
A Menina das Nuvens – “Menina”

Wagner
Das Rheingold – “Freia”
Die Walküre – “Ortlinde”

 

SINFÔNICO E ORATÓRIO

 

Bach

Magnificat

Johannes Passione (Paixão Segundo São João)

 

Beethoven

Ninth Symphony (Nona Sinfonia)

 

Berg

Sieben Frühe Lieder (Sete Canções da Juventude)

 

Carl Orff

Carmina Burana

 

Faurè

Requiem

 

Haendel

The Messiah (O Messias)

 

Haydn

Missa in Tempore Belli

Die Schöpfung (A Criação)

Die Jahreszeiten (As Estações)

 

Pe. José Mauricio

Missa de Santa Cecilia

 

Mahler

Symphonie (Sinfonia) Nr. 4

 

Mendelssohn

Lobgesang (Sinfonia Nr. 2)

 

Mozart

Requiem

 

Rossini

Stabat Mater

 

Schoenberg

String Quartet (Quarteto de Cordas) no. 02 op.10

 

Schubert

Der Hirt auf dem Felsen (O Pastor no Rochedo)

 

Schumann

Frauenliebe und Leben (Amor e Vida de Mulher)

Szenen aus Goethe Faust (Cenas do Fausto de Goethe)

 

Villa-Lobos

Bachianas Brasileiras Nr. 5

A Floresta do Amazonas

 

Vivaldi

Gloria

Depoimentos

O Estado de São Paulo

João Luiz Sampaio

17/05/2011

“Verdi tinha relação especial com a obra de Shakespeare, iniciada ainda na juventude. Levou algumas de suas peças ao palco da ópera. E sua adaptação mais bem acabada talvez seja a de Otello, que seria sua penúltima ópera. Aqui, a relação entre canto e orquestra atinge novos graus de refinamento, palavra e música se alimentando mutuamente, o que ficou evidente na comovente interpretação que a soprano Gabriella Pace ofereceu da Canção do Salgueiro, seguida da Ave Maria, ambas do Otello. A construção das frases, o equilíbrio entre as regiões mais graves e agudas da voz, que tem ganhado corpo com o tempo, os pianíssimos delicados – Gabriella reproduz de maneira sensível a dor da personagem, entre a lembrança da infância e o temor provocado pelo comportamento recente de Otello, que no canto parece sugerir a certeza do fim próximo.”

Revista L’Opera 

Norberto Modena

nov/2012

“Il soprano Gabriella Pace ha creato scenicamente il personaggio di Adina con agilità, grazia e sensualità. Il timbro è bello e la coloratura corretta, sempre fedele allo stile di canto stabilito dalla partitura donizettiana.”

 

Site Movimento

Leonardo Marques

08/04/2013

“Sua Tytania, interpretada com voz doce e segura, chamou a atenção, especialmente na ária Come, now a roundel, no final do primeiro ato, e no lindo trio do final da ópera, Now, until the break of day, momentos em que a soprano demonstrou estar em plena forma vocal.”