Il Rossignolo / Ensemble

Il Rossignolo / Ensemble

Vídeos

Bio

Internacionalmente aclamado como “um dos melhores grupos de jovens italianos de música antiga” por sua verve interpretativa que combina “extraordinária e inspirada vitalidade com autenticidade filológica”, Il Rossignolo é um conjunto – cujos componentes variam com base no repertório – especializado no estudo e execução de música antiga historicamente informada. O grupo foi fundado e é coordenado pelos flautistas Marica Testi e Martino Noferi e pelo cravista Ottaviano Tenerani, que também é o maestro.

A atividade de registro do grupo levou à produção de redescobertas importantes nos últimos tempos, como o Madrigali et canzonette a cinque voci por Orazio Caccini (CD destacados pela revista Early Music), Sinfonie da camera por GB Martini (Melhor CD, The Voice Classic, Maio de 2002), e Notturni a quattro por GB Sammartini (“Um álbum maravilhoso!” – Música Clássica). Projetos de gravação do grupo de um repertório mais conhecido incluem, de Scarlatti, Concerti e Sinfonie (“entretenimento Extraordinária” – Concerto) e Concerti de Vivaldi per violino et organo (“Il Rossignolo um conjunto apaixonado com cor viva e precisão técnica…” – Musica) . Sua produção de Le Sonate op. 2 por Benedetto Marcello / Sonate um cembalo solo, foi aclamado pela Musicweb Internacional como “uma brilhante interpretação, como bem esperar de músicos italianos que jogam a música italiana. . . “, E foi nomeado um dos melhores álbuns do ano.

O grupo assinou recentemente um contrato com a gravadora Sony Classical International. O primeiro produto desta colaboração foi Germanico, uma ópera recentemente redescoberto por Il Rossignolo e atribuída a Georg Friedrich Händel. Apenas alguns meses depois de seu lançamento, o disco foi aclamado por publicações de música clássica como “um sucesso planetário”. Ele ganhou prêmios na França (Muse d’Or), Reino Unido (recorde do mês, Gramophone Prêmios Issue, BBC Music Magazine, outubro de 2011), Alemanha (Five Star Award CD, Financial Times Deutschland; Album of the Week, NDR Kultur.de), Itália (Five Star Award CD, Voz clássico; CD do Mês, Guia Sat), e foi número 1 no chart os SONY / DHM da Best Sellers por um período considerável de tempo.

Il Rossignolo é o conjunto em residência no Istituto di Formazione Alta Musicale Rinaldo Franci em Siena, Itália, onde coordena o Departamento de História da Interpretação Musical, que oferece cursos de antigos instrumentos musicais e música de câmara.

Para complenmentar as suas florescentes atividades musicais e musicológicas, em 2010, o grupo fundou a sua própria editora, Le Edizioni Il Rossignolo, proporcionando assim um meio direto para apresentar suas diversas atividades, incluindo publicações, edições urtext, fac-símiles, edições críticas e estudos.

Desde 2012, o grupo tem sido destaque no catálogo “Top Artists” da Sony Classical.