Luciana Melamed / Soprano

Luciana Melamed / Soprano

Mídia Divulgação

Mídia Palco

Bio

Luciana Melamed nasceu em Curitiba , estudou canto com a cantora e professora Neyde Thomas e mestre em canto concluindo seus diplomas na Universidade Mozarteum, em Salzburg , na Áustria , na classe de Barbara Bonney. Na Universidade de Indiana, EUA, diplomou-se  em Performance com a professora Virgínia Zeani. Foi vencedora do primeiro prêmio no V concurso de canto Bidu Sayão, em 2005 além dos prêmios nos concursos V Concurso de canto Maria Callas em Jacareí e Carlos Gomes em Campinas.

Na Alemanha participou dois anos consecutivos do Festival de opera de Gut Immling como Antonia em Os contos de Hoffmann , Adalgisa em Norma de Bellini e Pamina, seu personagem mais apresentado, passando de 30 performances . No Brasil cantou com a orquestra Unisinos o Réquiem de Verdi, foi solista em inúmeras missas e oratórios como Requiem de Mozart, Requiem de Brahms, Te Deum de Dvorak, Dixit Dominus, Missa em Si menor de Bach, assim como diversas cantatas. Entre seus papéis debutados estão Mimi e Musetta em La Bohème,  Micaela, em Carmen, Lauretta de Gianni Scchicchi, Liú em Turandot entre outros. Foi solista da “Mozart Opern Institute” em Salzburg, na Áustria onde se apresentou como Fiordiligi na ópera Cosi fan tutte, Elletra em Idomeneo, assim como Donna Anna com a orquestra Nacional da China , apresentada no teatro do Século XXI em Pequim. Também como Donna Anna no ano de 2013 fez sua primeira aparição no Teatro Municipal de São Paulo, sob a regência de Yoram David e regia de Pier Francesco Maestrini. Na Europa participou de várias companhias, como a Ópera Icógnita,  como protagonista nas óperas Fierrabras de Schubert e Genoveva de R. Schumman.

Trabalhou com maestros como Maurice Peress, Christopher Zimmermann, Josef Wallnig, Maurizio Arena, Adam Fischer , Yoram David, Alessandro Sangiorgi, Roberto Duarte, Manfred Schmidt, Osvaldo Colarusso, Daniel Bortholossi, Alceo Bocchino, Juan Manuel Quintana e Luis Otavio Santos. Sua experiência em opera inclui personagens como: Pamina , Donna Anna, Fiordiligi, Elettra, Mimì, Musetta, Liú, Lauretta, Antonia, Micaëla e Condessa Almaviva entre outras, e em novembro de 2016 debutou no papel de Agathe, da ópera Der Freischütz de Carl Maria von Weber sob a batuta do maestro alemão Stefan Geiger .

Participou de várias oficinas e masterclasses no Brasil , Itália, Alemanha e EUA com nomes como Grace Bumbry, Maria Chiara, Martina Arroyo, Hakan Hakegard, Rolando Panerai, Carol Vaness, Enza Ferrari , Edda Moser e Maurizio Arena entre outros.

Repertório

ÓPERA
Bizet Carmen Micaela
Bellini Norma Adalgisa
Boito Mefistofele Margherita
Carlos Gomes Fosca Delia
Lo Schiavo Ilara
Dvořák Rusalka Rusalka
Gounod Faust Marguerite
Mozart Die Zauberflöte Pamina
Don Giovanni Donna Anna / Donna Elvira
Le Nozze di Fígaro Condessa
Così fan tutte Fiordiligi
Idomeneo Elettra
Offenbach Les Contes d’Hoffman Antonia
Puccini La Bohème Mimi
Manon Lescaut Manon
Madame Butterfly Cio cio san
Gianni Schicchi Lauretta
Turandot Liù
La Rondine Magda
Rossini L’occasione fa il ladro Ernestina
Guillermo Tell Mathilde
Verdi Otello Desdemona
Don Carlo Elisabetta di Valois
Il Trovatore Leonora
Wagner Tanhäuser Elisabeth
Lohengrin Elsa
Weber Der Freischütz Agathe
SINFÔNICO E ORATÓRIOS
Bach Magnificat
Oster-Oratorium
Messe in h-Moll
Beethoven 9. Sinfonie
Brahms Requiem
Dvorak Stabat Mater
Fauré Requiem
Händel Dixit Dominus
Mahler 2. Sinfonie
4. Sinfonie
Mozart Coronation Mass
Vesperae Solennes de Confessore
Requiem
Pergolesi Stabat Mater
Rossini Le petite Messe Solennelle
Stabat Mater
Strauss Vier letzte Lieder
Verdi Requiem
Wagner Wesendonk Lieder