Marcelo Ferreira / Barítono

Marcelo Ferreira / Barítono

Mídia Divulgação

Vídeos

Bio

O barítono Marcelo Ferreira Silva nasceu no Recife e começou seus estudos musicais aos sete anos, no Conservatório Pernambucano de Música, estudando piano e violão clássico. Formou-se pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebendo a Láurea Acadêmica. Em seguida, completou mestrado em música na Universidade de Campbellsville (EUA), quando foi convidado a integrar a sociedade de honra acadêmica musical Pi Kappa Lambda.

É doutorando em Canto e Ópera pela Indiana University (EUA), o maior programa acadêmico de ópera do mundo, onde estudou com o renomado barítono Andreas Poulimenos. Foi também integrante do Graduate Opera Workshop, estudando interpretação dramática por dois anos com a internacionalmente aclamada soprano Carol Vaness. Ocupou a posição de aprendiz residente para a temporada 2009-2010 da Opera Tampa (EUA), em que atuou sob a direção do lendário barítono verdiano Sherrill Milnes.

Em sua carreira, Marcelo Ferreira Silva acumula diversos prêmios e atuou como solista com várias orquestras, cantando repertório sacro, de câmara e sinfônico. Como cantor operístico, interpretou diversos papéis no Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo Giorgio Germont (La Traviata), Gianni Schicchi (Gianni Schicchi), Marcello (La Bohème), Escamillo (Carmen), Sharpless (Madama Butterfly), Alfio (Cavalleria Rusticana), Taddeo (L’Italiana in Algeri), Albert (Werther), e Ben (The Telephone). Recentemente, se apresentou na Alemanha interpretando os papéis de Figaro (Le Nozze di Figaro) e Don Giovanni (Don Giovanni). Em julho de 2015 apresentará mais uma vez o papel de Don Giovanni na Europa,no histórico Estates Theater em Praga (República Checa), o mesmo teatro onde esta ópera teve sua estréia em 1787, regida pelo próprio Mozart.

Marcelo Ferreira Silva também desenvolve trabalho docente dirigindo e ensinando no Opera Studio do Recife, projeto anual patrocinado pela Fundarpe/Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, que traz profissionais do mais alto nível brasileiros e internacionais para ensinar jovens cantores locais. No ano de 2014 ministrou um curso de história da ópera em São Paulo, Fortaleza e Recife dentro da programação da Caixa Cultural (Caixa Econômica). Ele foi também fundador e diretor da Companhia Operários, uma companhia local de música clássica.

 

Repertório

ÓPERA

 

Bellini

I Puritani – “Riccardo”

 

Bizet

Carmen  – “Escamillo”

Les Pecheurs de Perles – “Zurga”

 

Donizetti

Lucia di Lammermoor – “Enrico”

L’Elisir d’Amore – “Belcore”

La Favorita – “Alfonso”

 

Gounod

Faust – “Valentin”

 

Leoncavallo

Pagliacci – “Tonio”

 

Mascagni

Cavalleria Rusticana – “Alfio”

 

Massenet

Werther – “Albert”

 

Mozart

Don Giovanni – “Don Giovanni”

Le Nozze di Figaro – “Conte Almaviva”, “Figaro”

 

Rossini

Gugliermo Tell – “Gugliermo Tell”

L’Italiana in Algeri – “Taddeo”

 

Puccini

La Bohème – “Marcello”

Madama Butterfly – “Sharpless”

Gianni Schicchi – “Gianni Schicchi”

Manon Lescaut – “Lescaut”

 

J. Strauss

Die Fledermaus – “Dr. Falke”

 

R. Strauss

Salome – “Jochanaan”

 

Verdi

La Traviata – “Giorgio Germont”

Falstaff – “Ford”

Un Ballo in Maschera – “Renato”

Luisa Miller – “Miller”

Don Carlo – “Posa”

 

Wagner

Tannhäuser – “Wolfram”

 

CAMERÍSTICO E SINFÔNICO

 

Te Deum – A. Dvorak

Requiem – W.A. Mozart

Missa da Coroação – W.A. Mozart

9ª Sinfonia – L.V. Beethoven

Choral Fantasy – L.V. Beethoven

Elias – F. Mendelssohn

Missa em Sol Maior – F. Schubert

Oratorio de Noël – C. Saint-Saens

Ein deutsches Requiem – J. Brahms

Passio secundum Joannem – J.S. Bach

Passio secundum Matthaeum – J.S. Bach

Magnificat – J.S. Bach

Missa em Si Menor – J.S. Bach

Messiah – G.F. Handel

Depoimentos

“Marcelo [Ferreira] ist ein bulliger Don Giovanni, der allerdings auch die lyrisch-erotischen Töne beherrscht.” – Thomas Janda (Der neue Merker – Alemanha)

 

“For both acting and singing, one could but cheer… Marcelo Ferreira as the painter Marcello” – Peter Jacobi (Herald Times – Indiana)

 

“Saturday’s Schicchi, a younger Marcelo Ferreira, was not to be outdone. He very much held his own as the charming rogue.” – Peter Jacobi (Herald Times – Indiana)

 

“Marcelo Ferreira was the evening’s Gianni Schicchi. He made the rogue such an attractive figure…” – George Walker (WFIU/NPR – EUA)

 

“Marcelo Ferreira é um dos raros barítono dramáticos da cena nacional, sua voz tem graves fartos […] mostrou técnica segura em uma voz potente e bem projetada.” – Ali Hassan Ayache (operaeballet.blogspot.com.br)

 

“Ferreira mostrou-se outro jovem bastante promissor, com belo timbre, boa projeção e, sobretudo, uma pasta baritonal bastante cativante.” – Leonardo Marques (movimento.com)

 

“Marcelo Ferreira’s young, dramatic baritone is rich, subtle and full of depth. With an intense stage presence, the interpretations are engaging and exciting. He is a dedicated artist with splendid prospects in the dramatic baritone repertoire.” – Damon Nestor Ploumis, general director (Lyric Opera Studio Weimar)