Martin Muehle

O tenor germano-brasileiro Martin Muehle foi elogiado por suas proezas vocais e intensidade dramática no palco em alguns dos papéis mais desafiadores do repertório.

Os destaques da temporada 2022/23 são Calaf na nova produção de Turandot de Barrie Kosky na Ópera Nacional Holandesa sob a batuta de Lorenzo Viotti, Des Grieux (Manon Lescaut) na Deutsche Oper Berlin e Calaf no Teatro Real Madrid.

A temporada 2020-21 viu a estreia de Muehle na Oper Frankfurt como Chevalier Renato des Grieux em Manon Lescaut de Puccini, bem como sua estreia como Otello na Hanover State Opera. Ele voltou para a Deutsche Oper Berlin como Calaf em Turandot de Puccini, e para o Teatro Nacional de Praga para o papel-título em Andrea Chénier, bem como para a Oper Köln como Don José em Carmen de Bizet e para o Konzert Theatre Bern como Pollione em Bellini é Norma. Como solista de concerto, subiu ao palco com a Münchner Rundfunkorchester para uma gala de ópera, bem como com a Stuttgarter Philharmoniker na Sinfonia Fausto de Liszt.

Muehle abriu a temporada 2019-20 com seu retorno à Oper Köln como Don José, seguido por sua estreia no Liceu Theatre em Barcelona como Turiddu em Mascagni’s Cavelleria Rusticana e Canio em Leoncavallo’s Pagliacci dirigido por Henrik Nánási. Ele voltou para a Deutsche Oper Berlin no papel-título de Andrea Chénier, de Giordano, papel que também interpretou em temporadas anteriores no Teatro Comunale di Modena, Teatro Regio di Parma, Teatro Reggio di Emilia, Fondazione Teatro di Piacenza e no Teatro Nacional de Praga. . Ele estava programado para retornar ao Teatro Bolshoi como Don José e fazer sua estreia no Grand Théâtre de Genève em 2020-21 como Calaf. Outros compromissos planejados afetados pela coroa incluíram sua estreia como Herman em uma nova produção de Pique Dame de Tchaikovsky na Deutsche Oper Berlin, bem como o papel de Canio em Pagliacci na Ópera de Israel.

Em temporadas anteriores, Muehle interpretou Don José em Carmen de Bizet na Staatsoper Hamburg e no Teatro Bolshoi, este último dirigido por Tugan Sokhiev. Ele fez sua estreia nos Estados Unidos e na ópera de Seattle como Manrico em Il Trovatore de Verdi e voltou à Oper Köln como Calaf em Turandot, papel que também cantou na Deutsche Oper Berlin. Ele também se apresentou novamente no Teatro Massimo em Palermo como Canio em Leoncavallo’s Pagliacci dirigido por Daniel Oren e estreou na Arena di Verona nos papéis de Don José e Radames em Verdi’s Aida.

Outros destaques das últimas temporadas incluem seu papel e estreia ao lado de Angela Gheorgiu no Teatro Massimo em Palermo como Maurizio em Adriana Lecouvreur de Cilea, sua estreia como Manrico em uma nova produção de Il Trovatore no Konzert Theatre Bern, bem como sua estreia como cantor o papel-título em Lohengrin de Wagner em uma nova produção de Vincent Boussard no Theatre St. Gallen. Ele também cantou Don José no Teatro Nacional de Praga, no Konzert Theatre Bern, no Festival Bregenz em 2017 e 2018, na Oper Graz, no Nationaltheater Mannheim e no Theatre St. Gallen e em Buenos Aires.

Em temporadas anteriores no Nationaltheater Mannheim, onde esteve no elenco de 2013 a 2015, ele interpretou papéis como Hagenbach em La Wally de Catalani, Faust em La Damnation de Faust de Berlioz, Gabriele Adorno em Simon Boccanegra de Verdi, bem como papéis de Puccini como como Calaf em Turandot e Pinkerton em Madama Butterfly, o papel-título em uma nova produção de Stiffelio de Verdi e Fritz em Der ferne Klang de Schreker, bem como o papel-título em Lohengrin de Wagner.

Outros compromissos anteriores incluem Andrea Chénier no Teatro Petruzelli em Bari, Des Grieux em Manon Lescaut de Puccini em São Paulo, Faust em Mefistofele de Arrigo Boito e Arrigo em I Vespri Siciliani de Verdi no Teatro Freiburg, Pollione em Norma de Bellini no Teatro St. Gallen, Luigi em Il tabarro de Puccini no Teatro Bielefeld, Radames in Aida no Festival de St. Margarethen, Siegmund em Die Walküre de Wagner no Teatro Detmold e Calaf no Teatro Filarmonico em Verona. Na América do Sul, Muehle fez seu nome cantando papéis como Turiddu em Brasília, e Siegmund em Die Walküre em La Plata e no Theatro Municipal em São Paulo, onde também cantou Alfonso em Korngold’s Violanta e Guido em Zemlinsky’s Eine florentinische Tragödie .

Apresentou-se em concerto como solista no Réquiem de Verdi com a Rundfunk-Sinfonieorchester e Rundfunkchor Berlin sob a batuta de Simon Halsey na Berlin Philharmonie, bem como na Gewandhaus em Leipzig com a MDR Symphony, em Das Lied von der Erde dirigido por Dan Ettinger em Mannheim e trabalhou com a Orquestra Sinfônica da Rádio Croata em Zagreb. Também cantou a Missa de Santa Cecília de Gounod no Theatro Municipal de São Paulo, a Sinfonia nº 9 de Beethoven na Catedral de Porto Alegre e no Palácio das Artes de Belo Horizonte.

Ele é destaque na gravação aclamada pela crítica de Francesca da Rimini de Zandonai no papel de Paolo il bello com a Orquestra Filarmônica de Freiburg, pela Naxos.

Martin Muehle
Mídia Divulgação
Vídeos
Opera Atelier
Contato

Vitor Philomeno | Gerente Artístico
+55 (11) 96837-1982
contato@opera-atelier.com

Opera Atelier Artists 2014-2024 © Todos os direitos reservados