Pablo Maritano

Pablo Maritano nasceu em Buenos Aires, onde se formou em Belas Artes na Escola Superior de Belas Artes Ernesto de la Cárcova, e em Direção de Teatro de Ópera pelo Instituto Superior de Arte del Teatro Colón. Ele também tem uma experiência completa como pianista e ator. É o mais conceituado encenador de ópera da sua geração, elogiado sobretudo pela sua abordagem ao repertório dos séculos XVII e XVIII, bem como à ópera contemporânea.

Recebeu inúmeros prêmios e distinções, entre eles o Prêmio Internacional de Crítica chileno por sua produção de Otello – reencenada no Teatro Argentino de La Plata e no teatro SODRE em Montevidéu, Uruguai e o Prêmio Konex 2019 por sua estreia sul-americana de Platée de Rameau . Também foi homenageado com o Prêmio Especial do Júri do Festival de Teatro Musical de Berlim em 2013 pela estreia de Copi e Strasnoy’s Cachafaz, apresentada no Teatro San Martín, em Buenos Aires. Em 2017, a Associação de Críticos de Música de Buenos Aires concedeu-lhe o prêmio Ópera do Ano.

Os eventos mais marcantes em sua trajetória de mais de cinquenta produções de ópera foram: a estreia espanhola e latino-americana de Die Soldaten de Bernd Alois Zimmermann, no Teatro Colón – que se tornou uma sensação internacional; a nova produção de La Ciudad Ausente, do compositor argentino Gerardo Gandini, no Teatro Argentino de La Plata em 2011, e a estreia sul-americana de Hippolyte et Aricie, de Rameau. Em 2018 dirigiu a estreia brasileira de Der Rosenkavalier de R. Strauss no Teatro Municipal de São Paulo. Em 2012, ele encenou Die Entfürung aus dem Serail de Mozart com um novo libreto especialmente encomendado no Teatro Avenida em Buenos Aires. Para o Teatro Municipal de Santiago, em Santiago do Chile, dirigiu Il Trovatore e I Due Foscari, no Brasil encenou Roméo et Juliette, Norma, Der Fliegende Holländer e Il Barbiere di Sevilgia. Ele também dirigiu Le Malade Imaginaire, Carmen, Faust, Giulio Cesare e Le Grand Macabre, em vários teatros argentinos, bem como L’Italiana em Algeri e uma versão multimídia de Madama Butterfly no Teatro SODRE em Montevidéu, Uruguai. Suas próximas produções incluem La Cenerentola, Madama Butterfly, L’Elisir d’Amore, Intra Cetum e La Traviata na Itália, Espanha, Suíça, Argentina, Geórgia, Chile e Brasil.

Maritano também trabalhou como professor de ópera em diversas instituições na Argentina, Chile, Suíça, Itália, França e Brasil. Desde 2009 é diretor do Opera Studio do Teatro Argentino de la Plata, na província de Buenos Aires. Em 2012 foi nomeado professor titular da Carreira de Direção de Ópera no Instituto Superior de Arte del Teatro Colón em Buenos Aires. Ele também foi professor convidado na Accademia di arti di Padova na Itália; Les Rencontres Baroques de Montfrin, França, convidado por Gabriel Garrido; Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, Schola Cantorum Basiliensis na Suíça, entre outros. Na temporada atual, ele é o diretor do projeto vencedor do prêmio Europa Creativa del Año no Opera Studio em Tenerife, Espanha.

Pablo Maritano
Mídia Divulgação
Vídeos
Opera Atelier
Contato

Vitor Philomeno | Gerente Artístico
+55 (11) 96837-1982
contato@opera-atelier.com

Opera Atelier Artists 2014-2024 © Todos os direitos reservados