Saulo Javan / Baixo

Saulo Javan / Baixo

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Bio

Reconhecido pela crítica especializada como um dos principais artistas de ópera do Brasil, Saulo Javan  é presença constante em casas de concerto e ópera como a Sala São Paulo, Sala Minas Gerais e os Teatros Municipal de São Paulo, Municipal do Rio de Janeiro, São Pedro, Teatro da Paz,Tobias Barreto e Santa Isabel.

Foi solista nas operas Lo Schiavo, Manon Lescaut, Eugene Oneguin, Magdalena de Villa-Lobos, O Rouxinol de Stravinsky, Aida de Verdi, O Elixir do Amor e Don Pasquale de Donizetti , Gianni Schicchi e La Bohème de Puccini, entre outras.

Integrou o elenco da Cia. Brasileira de Ópera como Don Bartolo em O Barbeiro de Sevilha de Rossini e cantou a estréia mundial da ópera Dulcinéia e Trancoso de Eli-Eri Moura.

Nas temporadas 2013 e 2014 do Theatro Municipal de São Paulo, apresentou-se nas óperas The Rake’s Progress, Don Giovanni, La Bohème, Falstaff e Salomé.

Faz parte do Trio Cantares com Rosana Lamosa e Sonia Rubinsky.

Gravou a Sinfonia no.X – Ameríndia de Heitor Villa-Lobos com a Osesp, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky.

Em 2002 venceu o Concurso de Canto Villa-Lobos.

Estudou canto com Carmo Barbosa e Marconi Araújo. Prepara-se com renomados coachings brasileiros como Rafael Andrade, Ricardo Ballestero.

Repertório

ÓPERA

 

C. Gomes

Lo Schiavo – “Conde Rodrigo”

 

C. Guarnieri

Um Homem Só – “Alcides”

 

C. M von Weber

Der Freishchütz  – “Kuno”

 

Eli – Eri

Dulcinéia e Trancoso – “Bozo”

 

Donizette

Don Pasquale – “Pasquale”

Elisir d’amore – “Dulcamara”

 

F. Häendel

Alcina – “Melisso”

 

 

Massenet

Thaïs – “Palemon”

 

W. A. Mozart

Die Zauberflöte –  “Sarastro”

Don Giovanni* – “Leporello “

Le Nozze Di Fígaro – “Figaro”,  “Bartolo”

 

G. Puccini

Gianni Schicchi – “Simone”

La Boheme – “Coline”,“Benoit”

Manon Lescaut – “Geronte di Revoir”

Tosca – “Sacristão”

 

G. Rossini

Il Barbieri di Siviglia –“ Bartolo”,  “Don Basílio”

 

G. Verdi

Falstaff – “Pistola”

 

G. Villa Lobos

Magdalena – “Padre José”

 

I. Stravinsky

The Rakes Progress – “Truelove”

Le Rossignol – “Bonzo”

 

Resende

A Rosa do Asfalto – “ Amante”

 

Rimsky-Kosrsakov

Mozart und Salieri – Salieiri

 

I. Tchaikovsky

Eugene Oneguin – “Principe Gremin”

 

OPERETA

Lehar

A Viúva Alegre – “Barão Zeta”

 

Scott Joplin

Treemonisha – “Parson Alltalk “, “Simon”

 

REPERTÓRIO CAMERÍSTICO E SINFÔNICO

 

S. Bach – Weihnachts – Oratorium

L.V. Beethoven – Symphony no. 9 in D minor – opus 125

– Missa Solene (Missa Solemnis, Op. 123)

Fauré – Réquiem – opus 48

G.F. Häendel – Messiah

Pe. José Mauricio – Réquiem

G. Rossini – Petite Messe Solennelle

Villa-Lobos – Sinfonia no. 10 – Ameríndia

 

LIEDER

“Acht Zigeunerlieder” – Johannes Brahms – opus 103

 “Vier ernste Gesänge” – Johannes Brahms – opus 121

“Rücker Lieder”  –  Gustav Mahler

Depoimentos

“(…) a autoridade inerente à voz aveludada do baixo Saulo Javan, empregada com mestria a traduzir a personalidade do Conde Rodrigo “.

Por Sérgio Casoy, em Movimento.com – “Um domingo perfeito”, 25/10/2016

“Saulo Javan entrou em campo no segundo ato e mostrou todo um repertório de belos graves em uma voz que prima pela solidez. Fez um Leporello de alto nível.”

                                                                 Por Ali Hassan Ayache,  em ÓPERA & BALLET, 13/09/2013

“O baixo Saulo Javan esteve bem como o Conde Rodrigo”

Por Leonardo Marques, em movimento.com – “Em honra a Carlos Gomes”, 25/10/2016