Vinícius Atique / Barítono

Vinícius Atique / Barítono

Mídia Divulgação

Bio

Aluno da mítica mezzo-soprano norteamericana Dolora Zajick, foi agraciado com bolsa de estudos pela USP para estudar na Université de Montréal com o barítono Mark Pedrotti, auferindo nota máxima ao final do curso.

Em junho de 2002 obteve o segundo lugar no XIX Concurso Nacional de Araçatuba. Desde então, vem se apresentando como solista, tendo cantado o Messiah de G. F. Händel; Theresienmesse de J. Haydn; Weihnachtsoratorium, de J. S. Bach; Requiem, de W. A. Mozart; El Pessebre de Pablo Casals, dentre outras obras sinfônicas.

No repertório operístico cantou Così fan Tutte, Dinorah, Il Barbiere di Siviglia, The Telephone, Roméo et Juliette, Lo Schiavo, Tristan und Isolde e Dialogues des Carmélites. Em 2008 cantou no Suntory Hall – Tokyo em concerto de comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Interpretou os “Kindertotenlieder” de G. Mahler com a OSU e participou em 2010 e 2011 do Festival Amazonas de Ópera. Em 2011 interpretou Dancaïre em Carmen, na nova produção do Theatro São Pedro – SP. Também cantou Carmina Burana no Teatro Amazonas, Teatro Polytheama e Teatro Municipal de Sorocaba. Debutou no Theatro Municipal de São Paulo, em L’enfant et les sortilèges de Maurice Ravel, interpretando o Relógio de Pêndulo e o Gato, sucesso de público e considerado pela crítica como o melhor espetáculo do ano. Em novembro deu vida a Pantalon na estréia carioca de L’amour des Trois Oranges no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, considerado pelo jornal O Globo como um dos dez melhores concertos de 2011. Em seu último concerto do ano, encerrou a programação do Theatro Municipal de São Paulo, interpretando o Evangelista na Cantata de Natal de Ernani Aguiar, obtendo sucesso da crítica especializada.

Na Temporada 2012, interpretou Riccardo em I Puritani, Der Journalist em Lulu, de Berg e Sciarrone, em Tosca, ao lado de Eliane Coelho. Foi Marcello em La Bohème pela Cia. de Ópera Curta. Cantou Des knaben Wunderhorn com a Amazonas Filarmônica sob a regência de Luiz Fernando Malheiro, e Carmina Burana em Limeira. Em dezembro, cantou sua última ópera de 2012 onde interpretou Albert na nova produção da ópera Werther de Jules Massenet, no Theatro São Pedro. A produção e sua atuação foram aclamados pela crítica e pelo público.

Na Temporada 2013, cantou a estréia brasileira de A Midsummer Night’s Dream, de Benjamin Britten no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a estréia brasileira da emblemática Sinfonia, de Luciano Berio, no Teatro Amazonas. Encerrou a temporada da Orquestra Sinfônica Heliópolis interpretando Raphael e Adão na Criação de Haydn na Sala São Paulo. Em 2014, estreou como Sharpless na nova producão da Cia. de Ópera Curta no Theatro São Pedro e em 2015 estreou como Fìgaro no Barbeiro de Sevilha de G. Rossini e como Gabriel von Eisenstein no Morcego de J. Strauss sob a batuta de Roberto Minczuk. Na temporada de 2016, estreou como Silvio em I Pagliacci, Don Giovanni na ópera homônima e cantou Carmina Burana junto à Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

Repertório

ÓPERA
Bellini I Puritani Riccardo
Berg Lulu Journalist
Bizet Carmen Escamillo / Dancaïre
Britten A Midsummer Night’s Dream Starveling
Debussy Pelléas et Mélisande Pelléas
Donizetti Don Pasquale Malatesta
Gounod Faust Valentin
Romeo et Juliette Mercutio
Leoncavallo Pagliacci Silvio
Massenet Werther Albert / Johann
Herodiade Herodes
Menotti The Telephone Ben
Meyerbeer Dinorah Höel
Mozart Così fan Tutte Guglielmo
Le Nozze di Figaro Conte di Almaviva
Don Giovanni Don Giovanni
Die Zauberflöte Papageno
Poulenc Dialogue des Carmélites Le Geolier
Prokofiev L’amour des trois oranges Pantalon
Puccini La Bohème Marcello
Madama Butterfly Sharpless
Ravel L’Heure Espagnole Ramiro
L’enfant et les sortilèges Relógio / Gato
Rossini Il Barbiere di Siviglia Fìgaro
La Cenerentola Dandini
Strauss Die Fledermaus Gabriel von Eisenstein
Tchaikovsky Yevgeny Onegin Onegin
Verdi Don Carlo Rodrigo
Rigoletto Marullo / Monterone
SINFÔNICO
Bach Matthäus Passion
Weihnachtsoratorium
Beethoven 9. Sinfonie
Berio Sinfonia
Händel Messiah
Haydn Messa in h-Moll
Die Schöpfung
Mahler Kindertotenlieder
Des knaben Wunderhorn
Lieder eines fahrenden Gesellen
Mozart Requiem
Orff Carmina Burana
Pe. José Maurício N. Garcia                   Missa de Santa Cecília
Missa Pastoril para Noite de Natal
Ramirez Missa Criolla
Rutter Mass of the Children
CAMERÍSTICO
Fauré 5 Mélodies de Venise
Montsalvage Cinco Canciones Negras
Ravel Don Quichotte a Dulcinée
Schubert Schwanengesang
Winterreise
V.Williams Songs of Travel