Carolina Faria

Natural de São Gonçalo – região metropolitana do Rio de Janeiro, o meio-soprano Carolina Faria iniciou sua vida artística profissional aos 19 anos no coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde estreou como primeira solista aos 24 anos na ópera “I Capuleti e i Montecchi” de Vincenzo Bellini. Somou sua voz a grandes orquestras e ensembles de câmara nos mais belos templos da música do país em vasto repertório de ópera, oratório, canção sinfônica, música de câmera e vanguarda, com especial ênfase à Música Brasileira Colonial e honrosa participação em gravações históricas.

Em seu repertório destacam-se o papel-título  em “La Cenerentola” de Gioachino Rossini, Maria na Ópera “A Carta” de Elomar, Bradamante na “Alcina” de Händel, Baba the Turk em “The Rake’s Progress” de Stravinsky, Hermia em “A Midsummer Night’s Dream” de Benjamin Britten, Donna Elvira no “Don Giovanni” de Mozart, Carmen em “La Tragédie de Carmen” de Bizet-Constant, Herodias na “Salomé” de Richard Strauss, La Frugola em “Il Tabarro” de Puccini e Cibèle em “Atys” e o papel-título em “Armide”, ambas de Jean-Baptiste Lully.

Como comunicadora, editou de 2016 a 2018 o Projeto Boa Chance – canal online de mentoria a jovens cantores, fez parte do portal de podcasts Podsim – feito por mulheres, e narrou a série ‘Ópera! o podcast da música lírica’ – editado pela Revista Concerto em parceria com o Palácio das Artes de Belo Horizonte.

Bacharel em canto pela Escola de Música da UFRJ e pós-graduada em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Auto-Realização na PUC-RS, leciona canto em seu próprio estúdio onde organiza encontros e cursos regulares de imersão, as Academias.

Carolina foi idealizadora e coordenadora do programa Lírica Solidária, de assistência material e psicológica aos cantores líricos brasileiros durante a pandemia de Covid-19 e desde 2022 vem atuando como professora responsável pela etapa pedagógica do Festival de Ópera do Theatro da Paz de Belém do Pará.

Carolina segue em em seus estudos de canto sob orientação do tenor Eduardo Álvares.

Carolina Faria
Mídia Divulgação
Vídeos
Depoimentos

“VOZ DE CORES QUENTES E GRANDE FERVOR EXPRESSIVO” – Clóvis Marques, revista Concerto.

Opera Atelier
Contato

Vitor Philomeno | Gerente Artístico
+55 (11) 96837-1982
contato@opera-atelier.com

Opera Atelier Artists 2014-2024 © Todos os direitos reservados