Internacionalmente conhecido pela grande versatilidade de suas atividades musicais, Ira Levin regeu mais de 1200 récitas de 95 títulos de ópera, além de possuir um vasto repertório sinfônico. Trabalhou com diversos e importantes instrumentistas, compositores e diretores de cena e regeu importantes teatros de ópera e orquestras em todo o mundo.
Estudou com o lendário pianista Jorge Bolet no Instituto Curtis e atuou, posteriormente, ao seu lado como professor assistente. Na mesma escola teve coachings com Felix Galimir, Mischa Schneider e Mieczyslaw Horszowski, tocou com Leonardo Bernstein e trabalhou por dois anos com Max Rudolf, um dos mais importantes professores de regência do século XX, até ser admitido por Michael Gielen, em 1985, na Casa de Ópera de Frankfurt.
Foi regente assistente na Casa de Ópera de Frankfurt (1985-88), regente titular da Ópera de Bremen (1988-96) e da Deutsche Oper am Rhein, Düsseldorf-Duisburg (1996-2002), sendo também regente titular convidado do Teatro de Ópera de Kassel (1994-98).
Foi diretor artístico e musical do Theatro Municipal de Rio Janeiro (2019-21), do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília (2007-2010) e também diretor artístico e musical no Theatro Municipal de São Paulo (2002-2005).
Levin dirigiu as estreias brasileiras de muitas obras importantes, aí incluídas três óperas de Janáček (Jenufa, Katja Kabanova, Makropulos) e obras de Mahler (Sinfonia Nº 10), Shostakovich (Sinfonia Nº 4), Sibelius, Busoni, Reger, Enescu, Schoenberg, Schmitt, Schnittke, Jolivet, Corigliano e muitos outros.
Foi regente Convidado Principal do célebre Teatro Colón de Buenos Aires, (2011-15), onde regeu 12 grandes produções de ópera, incluindo as estreias na América de Oedipe de Enescu, Caligula de Glanert, assim como diversos outros concertos sinfônicos. Como regente convidado, dirigiu também a New York City Opera, Grande Theatro de Geneva, Ópera Semper (Dresden), Ópera de Leipzig, Ópera de Frankfurt, Ópera Nacional de Montpellier, Ópera Nacional da Noruega, Ópera de Norrlands em Umea, Ópera da Cidade do Cabo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro São Pedro de São Paulo, Ópera de Dublin, Sinfônica de Düsseldorf, Orquestra Sinfônica de Berlin, Filarmônica de Duisburgo, Orquestra Estatal de Hanôver da Baixa Saxônica, Orquestra Bruckner de Linz, Badische Staatskapelle em Karlsruhe, Filarmônica de Bremen, Orquestra Sinfônica Nacional de Taiwan, Orquestra Sinfônica Portuguesa, Orquestra Sinfônica do Estado de México, Filarmônica de Buenos Aires, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e a maioria das orquestras brasileiras.
As gravações de Ira Levin incluem dois CDs de obras do compositor norte-americano Michael Colina com a Sinfônica de Londres e o Requiem do Colina com a Orquestra Nacional Real Escocesa, ambos com selo Fleur de Son, distribuido pela Naxos. Com a Orquestra Sinfônica da Ópera de Norrland, regeu a primeira gravação em estúdio da Sinfonia Nº.6 de Bruckner na edição de 1899 da obra, que foi lançada pelo selo Lindoro. Gravou também obras de Reger com a Sinfônica do Estado de Brandemburgo, além de suas orquestrações das Variações de Bach e Fuga Op.81, com lançamento pelo selo Naxos em outubro de 2019, aclamado pela crítica.
Suas mais de 40 publicações incluem uma série de transcrições para piano e cadências de concertos de Mozart, além de orquestrações para grande orquestra da monumental Fantasia Contrappuntistica de Busoni, Fantasia e Fuga sobre Bach de Liszt, o Quinteto para Piano de César Franck, cinco obras de Rachmaninov, as Variações sobre Bach Op.81 de Reger, a Sonata para violino em Si menor de Respighi e a Sonata para piano Nº.3, op.5 de Brahms. Todas essas produções foram publicadas pela Editora Tilli da Finlândia e as orquestrações completas também foram publicadas em formato de partitura de estudo na série “Repertoire Explorer” da Editora Jürgen Höflich de Munique.
Notável pianista, Ira Levin foi o primeiro vencedor do prêmio do Concurso Chopin Nacional Americano de 1980. Segue atuando em recitais e concertos, muitas vezes regendo concertos ao piano, incluindo obras de Bach, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Chopin e Brahms. O primeiro CD de suas transcrições para piano foi lançado pelo selo Lindoro em 2007 e ganhou aclamação internacional.
Vitor Philomeno | Gerente Artístico
+55 (11) 96837-1982
contato@opera-atelier.com
Opera Atelier Artists 2014-2024 © Todos os direitos reservados