Victor Hugo Toro

Nascido em Santiago do Chile, realizou estudos de regência orquestral e formou-se na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral – Prêmio OSESP – Organizado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Em seus mais de 20 anos de carreira tem sido convidado a reger as principais orquestras do Chile, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Amazonas Filarmônica, Camerata Antigua de Curitiba, Sinfônicas de Campinas, Paraná, Porto alegre, Bahía, Sergipe, Espirito Santo, Guarulhos, Orquestra do Teatro Massimo de Palermo e da Arena de Verona (Itália), Orquestra estável do Teatro Colón de Buenos Aires, Sinfônicas de Rosario (Argentina), do SODRE (Uruguai) e de Xalapa (México), além das filarmónicas de Montevidéu, Mendoza, Buenos Aires, Oltenia (Romênia), da Universidade Nacional Autônoma do México (OFUNAM) e de Xiamen (China), entre outras.

Além do seu importante trabalho com orquestras jovens de seu país e ter sido professor assistente no programa de regência orquestral da Faculdade de Artes da Universidade do Chile, Victor Hugo Toro é também compositor e suas obras têm sido interpretadas por diversos grupos sinfônicos e de câmara. Ele foi escolhido um dos 100 líderes jovens do Chile pelo jornal “El Mercúrio” e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo seu trabalho em prol da música, a sociedade paulistana e o acercamento cultural entre Chile e Brasil.

Laureado pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino com a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” no grau de comendador, recebeu de parte da Câmara Municipal de Campinas a medalha “Carlos Gomes” e a medalha “Samuel Lisman” de Artes, conferida pela Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA) pelos relevantes serviços prestados à cidade. Foi regente principal da Orquestra Sinfônica do SODRE, em Uruguai, regente residente da Companhia Brasileira de Opera, assessor da direção artística do Teatro Municipal de São Paulo e, por 10 anos, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, uma das maiores e mais tradicionais orquestras sinfônicas do Brasil.

Victor Hugo Toro
Mídia Divulgação
Opera Atelier
Contato

Vitor Philomeno | Gerente Artístico
+55 (11) 96837-1982
contato@opera-atelier.com

Opera Atelier Artists 2014-2024 © Todos os direitos reservados