Vinicius Atique

O barítono brasileiro Vinícius Atique vem se apresentando como solista em todo o Brasil e América Latina.

Debutou em 2011 no Theatro Municipal de São Paulo, em “L’enfant et les sortilèges”, de Maurice Ravel, interpretando o Relógio de Pêndulo e o Gato, sucesso de público e considerado pela crítica como o melhor espetáculo do ano. Desde então se apresenta regularmente nas temporadas dos teatros de ópera e salas de concerto do país, tendo cantado papéis como Riccardo em “I Puritani”, Albert em “Werther”, Sharpless, em “Madama Butterfly, Fìgaro em “Il Barbiere di Siviglia, Escamillo, em “Carmen”, Gabriel von Eisenstein no Morcego de J. Strauss, Silvio em I Pagliacci, Alfio, em “Cavalleria Rusticana”, Don Giovanni na ópera homônima de Mozart, Starek, em “Jenufa”, Ping, em “Turandot”, Dr. Kolenaty, em “O Caso Makropolus”, os 4 Vilões em “Os Contos de Hoffmann”, dentre muitos outros.

No campo sinfônico, interpretou os “Des Knaben Wunderhorn, os “Kindertotenlieder” e os “Rückert Lieder de G. Mahler, Carmina Burana de Orff; o Messiah de G. F. Händel; Theresienmesse de J. Haydn; Weihnachtsoratorium, de J. S. Bach; Requiem, de W. A. Mozart; El Pessebre de Pablo Casals, die Schöpfung, de Haydn e a estreia brasileira da emblemática “Sinfonia”, de Luciano Berio, no Teatro Amazonas dentre outras obras sinfônicas.

Em 2018, realizou seu début internacional interpretando Marcello, em La Bohème, de Puccini, no Teatro Colón, em Buenos Aires.

Em 2020 interpretou Walsingham na primeira ópera gravada remotamente no Brasil, Festim em tempos de peste, de Cesar Cui. Também foi John Sorel na ópera O Consul, de Menotti, tendo repetido o papel também em 2021, além de participar das montagens, neste mesmo ano, de “Le Pauvre Matelot”, “Socrate”, “Il turco in Italia” e “Rusalka”.

No ano de 2022 foi Figaro em Lima, no Peru e também no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde também interpretou Escamillo.

Em março de 2023 retornou ao Teatro Colón de Buenos Aires para interpretar Valentin, em Faust (Gounod).

Desde 2020, faz parte do duo Fábio Zanon e Vinícius Atique, com repertório erudito para voz e violão.

Atualmente aperfeiçoa-se com o mezzo-soprano norteamericano Dolora Zajick, nos EUA.

 Compromissos para 2023 incluem “Peter Grimes” no Festival Amazonas de Ópera, The Cunning little Vixen, no Theatro São Pedro e Gianni Schicchi, no Festival de Ópera de Guarulhos.

Vinicius Atique
Mídia Divulgação
Vídeos
Opera Atelier
Contato

Vitor Philomeno | Gerente Artístico
+55 (11) 96837-1982
contato@opera-atelier.com

Opera Atelier Artists 2014-2024 © Todos os direitos reservados